Extrair um dente não é brincadeira. Considerado por muitos um procedimento temível, hoje em dia os dentistas possuem uma gama de recursos para fazer com que o pós-operatório de uma cirurgia de extração de dente seja tranquila. O objetivo deste post é esclarecer algumas dúvidas e informar aos pacientes quais os cuidados devem ser tomados após a extração de um dente.
§ Tomar somente a medicação prescrita pelo dentista: Esse tópico é muito importante pois muitas pessoas apelam para chás, bochechos com bebidas alcoólicas, aplicar medicamentos caseiros no local da extração do dente, etc. Não faça isso pois o risco de infecções é alto. Normalmente são prescritos antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos (lembrando que depende de cada caso clínico). Na dúvida entre em contato com seu dentista.
§ Evitar esforço físico: Esforço físico pode fazer com que o sangramento no local da extração se acentue. Fique de repouso!
§ Gelo: Aplique próximo ao local da extração do dente conforme indicação do seu dentista.
§ Não tente cuspir ou bochechar com muita força nas primeiras horas após a cirurgia. O coágulo responsável pela cicatrização e os pontos podem romper e ocorrer sangramentos indesejados.
§ Comer alimentos líquidos ou pastosos de preferência gelados no primeiro dia.
§ Não fume: o fumo prejudica a cicatrização e também pode causar sangramentos.
§ Utilize dois travesseiros ao dormir pois é importante ficar com a cabeça em uma posição mais elevada;
§ Higiene oral: normalmente os dentistas prescrevem Gluconato de clorhexidina 0,12% (Periogard, Periotherapy..) que auxiliam muito no pós operatório. A escovação dos dentes continua normalmente com uso de pasta e fio dental.
§ Remoção dos pontos: Normalmente a remoção dos pontos ocorre em 7 dias, portanto programe-se para não faltar nessa consulta.
Seguindo estas dicas você certamente terá um pós-operatório de extração de dente tranquilo.
0 comentários:
Postar um comentário