sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Lutas e artes marciais são uma opção de exercício intensa e divertida


Conheça os benefícios de modalidades como boxe, muay thai e jiu-jitsu.
Médico do esporte e lutadores destacam os benefícios dessas atividades.

Poucas atividades físicas são tão completas quanto as lutas. Além de melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação, esse exercício relaxa, aumenta os reflexos e ainda é capaz de transmitir ao praticante conceitos de hierarquia, concentração e disciplina.
Uma hora de lutas como muay thai, jiu-jitsu e MMA (Mixed Martial Arts, em inglês) é capaz de queimar até 700 kcal. Mas é preciso ter alguns cuidados antes de começar: faça uma avaliação física, cardiovascular, aprenda as técnicas corretas e proteja as articulações dos punhos com luvas. Se for muito iniciante, use vaselina para escorregar mais o soco e não ter tanto impacto.
Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, as lutas podem ajudar a emagrecer, ganhar massa muscular, diversão e qualidade de vida.
O muay thai, que surgiu na Tailândia, por exemplo, envolve saltos, chutes, socos e mudanças de direção. Já o jiu-jitsu e o judô trabalham mais a força, o contato com o solo, com o adversário, e ensina a erguer o outro, levantá-lo e arremessá-lo contra o chão.

Para quem não é mais sedentário, mas tem braços fracos, o boxe é a melhor alternativa. Ele não só ajuda a melhorar a musculatura dos membros superiores, mas também fortalece o tronco.
O kung-fu, por sua vez, melhora os reflexos: exige atacar, esquivar-se e defender-se, trabalha o tempo de reação e ataque desde o começo da prática.
A prática de lutas libera dois neurotransmissores diferentes no cérebro: a endorfina e a serotonina, que promovem uma sensação de prazer e bem-estar.
E a preparação para uma luta é tão importante quanto ela. Pular corda, fazer flexões, abdominais, alongamento, circuitos com obstáculos, corrida e treinos de reflexo e flexibilidade acabam sendo, na prática, muito mais valiosos para o praticante do que a parte que envolve contato físico.
Contra-indicações
Não devem praticar lutas:
- Pessoas com problemas nas articulações
- Quem não pode fazer atividade física intensa

O que comer 
ANTES DA LUTA: de uma a duas horas antes, fazer uma refeição rica em carboidrato para dar energia (almoço ou jantar)
DURANTE A LUTA: principalmente para treinos de uma hora pelo menos, tomar um isotônico ou suco de laranja/frutas no intervalo
DEPOIS DA LUTA: alimento rico em carboidrato e proteína (sanduíche de peito de peru, queijo branco, pão de forma e um requeijão light)

Manutenção de equipamentos
TALCO: Uma boa dica é ter talco sempre à mão. Ele ajuda a manter as luvas, protetores de rosto e outros equipamentos de luta sempre secos e higienizados. O talco deve ser passado depois do suor secar naturalmente dos equipamentos, ele vai sugar a água restante dos tecidos e deixar o equipamento mais seco e com um bom cheiro. Não deve ser usado quando o equipamento ainda está molhado.
COURO: Outra coisa importante é fazer com que o equipamento seque no lugar certo. Tudo que leva couro, por exemplo, não deve ser exposto ao sol. É importante deixar num ambiente arejado, mas que não seja úmido, no quarto por exemplo.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 2442-6735 | 2442-6970