quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dia da Abelha!!


Dia da Abelha


No dia 03 de outubro comemora-se o dia das abelhas, o inseto produtor de uma das maiores riquezas da nossa alimentação, o mel, primeira substância de sabor adocicado encontrada na Antiguidade.
As abelhas são uma comunidade organizada de insetos, que vivem nas colmeias. Um grupo de abelhas é conhecido como enxame.
Nas colmeias existe apenas uma rainha, o inseto que possui o aparelho reprodutor completo, sendo capaz de se reproduzir. Uma rainha tem a capacidade de por entre 2 mil e 5 mil ovos por dia.



               
As abelhas operárias servem apenas para a polinização das plantas e para a produção do mel, sendo incapazes de se reproduzir, pois não colocam ovos.
Os machos da espécie são conhecidos como zangões, e após o acasalamento morrem. O tempo de vida da rainha varia entre três e quatro anos, enquanto das operárias é de seis semanas.
A diferença no sexo desses animais aparece durante a fecundação. Dos ovos não fecundados nascem machos, enquanto que dos fecundados nascem fêmeas.
Logo ao nascerem, algumas pequenas são escolhidas pela abelha rainha para serem alimentadas com a geleia real, essas se tornarão rainhas quando adultas. A geleia real é um tipo de leite espesso e com sabor ácido, produzido pelas operárias jovens, tendo em sua composição mais de cem tipos de substâncias que fazem bem para nossa saúde, prevenindo contra doenças.
Em sua composição estão presentes vitaminas, proteínas, minerais, carboidratos e enzimas, sendo capaz de regenerar células, retardando o envelhecimento, pois melhora a circulação sanguínea.
Todas as outras fêmeas crescem para ser operárias e cuidar das larvas, produzir cera, limpar a colmeia, juntar alimento, construir o favo, não permitir a entrada de intrusos na colmeia, coletar néctar, etc.


O sabor do mel e sua tonalidade variam de acordo com a planta de onde é extraída a matéria-prima para sua produção; a isso dá-se o nome de florada.
Todo mel puro se cristaliza, após um período de seis meses de extraído. Para derretê-lo novamente basta deixar exposto ao calor do sol. Caso isso não aconteça, é porque o mel não é puro.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 2442-6735 | 2442-6970