quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ação “XÔ PIOLHO”


Ação “XÔ PIOLHO”
ESCOLA MUNICIPAL SÃO SEBASTIÃO

Ação na Escola Municipal São Sebastião, realizada pelo Centro Municipal de Saúde Novo Palmares, tendo como responsável a equipe Mont Serrat (Médico: Sérgio Pinna, ACSs: Lúcia, Cíntia P, Cíntia D., Luciana, Stael, Géssica) juntamente com a Farmacêutica Cássia Coelho, no dia 26/09/2012.
De Olho no Piolho!
Importante cuidar e prevenir.
O que é piolho?
O piolho é um inseto bem pequeno que vive entre os cabelos e dá muita coceira. Após picar a cabeça para se alimentar do nosso sangue, é que surge a coceira e consequentemente, as feridas na cabeça. Normalmente quando visualizamos um piolho é sinal que muitos outros podem está presente, pois uma única fêmea pode pôr até 140 ovos, chamados de lêndeas.

Como se pega piolho?
Por serem insetos muito ativos e se movimentarem com muita rapidez, os piolhos podem passar de uma pessoa para outra com muita facilidade. Lembrando que piolho não voa, a facilidade de contaminar é divido ao contato direto entre as cabeças ou o compartilhamento de pentes, escovas, boné, presilhas, etc. As crianças em idade escolar são as mais afetadas, geralmente as crianças que tem o cabelo cumprido.

Quais os sintomas?
Começa com uma coceira de leve que depois vira um grande desconforto. Se a coceira for constante pode causar feridas no couro cabeludo.
Geralmente a coceira começa assim que o parasita pica para se alimentar. E são as substâncias da saliva do piolho que provocam essa reação.

Um agravante: crianças sub-sintomáticas, ou seja, aquelas que de início não sentem coceira e assim, a população de piolhos vai aumentando e aumentando. Essas crianças, só vão relatar os sintomas ou apresentar os sinais depois que a infestação já estiver grande.

Para as crianças
Os maiores problemas causados pela infestação de piolhos nas crianças e jovens são:

- Ficam irritados;

- O rendimento na escola fica comprometido;

- O sono e a capacidade em se concentrar ficam prejudicados;

- O preconceito de outras crianças (ou mesmo adultos) gera desconforto, vergonha, raiva, isolamento e segregação;

- Possíveis anemias e infecções secundárias (muito raramente);
O piolho capilar não escolhe sexo, idade, classe social, e nem está associado à sujeira. Assim, todos devem estar atentos, principalmente quem lida com grupos de crianças e jovens.

Leve isso em conta na prevenção pessoal: Os piolhos também gostam de cabelos limpos, assim, manter os cabelos limpos (seu e de seus filhos) não muda em nada o risco de infestação.

Se estiver exposto, inspecione a cabeça toda semana à procura de piolhos e lêndeas. Passe o pente fino para retirar as lêndeas, as ninfas e os piolhos.

* DICA: É MUITO MAIS FÁCIL PASSAR O PENTE FINO NOS CABELOS MOLHADOS, DEPOIS DE APLICAR CREME CONDICIONADOR!

Como acabar com eles?

Nada melhor do que catar a cabeça da criança. Não se esquecendo de contar com o outro grande aliado que é o pente fino, pois ajuda na remoção dos piolhos e lêndeas.


Pra não pegar piolho:
Evite contato com presilhas, escovas, bonés e travesseiros de outra pessoa.
Manter os cabelos sempre limpos, catados e presos.

E lembre-se:

* Ao eliminar os piolhinhos retirados da cabeça, não os jogue em qualquer lugar. Jogue numa bacia com vinagre por alguns minutos e depois pode ser descartado no vaso sanitário ou guardar em um vidro com álcool. Podem servir para educar pessoas que não conhecem bem os piolhos.

* Ferva ou enxágue com água quente a roupa de cama de quem estiver com a infestação, e depois passe tudo com ferro bem quente.

* Limpe bem as escovas e pentes usados para retirar os piolhos, e deixe-os separados das demais pessoas da casa.




0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 2442-6735 | 2442-6970