terça-feira, 31 de julho de 2012

PLANEJAMENTO FAMILIAR


No dia 31/07/2012, foi realizado o GRUPO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR com a enfermeira Fernanda Guimarães da Equipe Palmares.
Foi informando aos usuários sobre a DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Abaixo, um relato do que foi falado. 


O que São DST?
- São doenças causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios. Transmitem-se principalmente, nas relações sexuais.

As suas consequências:
- Quando não tratadas adequadamente, as DST podem causar sérias complicações, além do risco de pegar outras DST, inclusive o vírus da AIDS. Essas complicações podem ser: esterilidade; inflamação nos órgão genitais, podendo causar impotência; inflamação no útero, nas trompas e ovários da mulher; mais chances de ter câncer no colo do útero e no pênis; nascimento do bebê antes do tempo ou com defeito no corpo ou até mesmo a sua morte.

Tratamento
- Cada DST tem um tipo de tratamento e só o profissional de saúde poderá avaliar e fazer essa indicação corretamente. O paciente deverá tomas as medicações nos horários certos e na quantidade certa, conforme for prescrito pelo médico; evitar relação sexual nesse período ou usar preservativo; terminar o tratamento e levar o parceiro para ser tratado também.

Prevenção
- A melhor forma de prevenir a transmissão das DST é usar sempre corretamente o preservativo em todas as relações sexuais; não compartilhar agulhas e seringas; no caso de necessitar receber uma transfusão de sangue, exija que ele seja testado para todas as doença que podem ser transmitidas pelo sangue.    
     

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 2442-6735 | 2442-6970