quarta-feira, 22 de abril de 2015

PRÉ-NATAL MASCULINO



 PRÉ-NATAL MASCULINO


O Pré-Natal Masculino  é uma proposta do MS elaborada para aproximar o Homem ao Serviço Básico de Saúde, e aproveitar a oportunidade da consulta de pré-natal da Gestante e o profissional realizar um atendimento ao homem estimulando as questões do autocuidado, solicitar exames sorológicos para hepatite B C, VDRL, HIV além de outros exames para detecção de doenças crônicas não transmissíveis como Hipertensão Arterial e Diabetes e, orientar sobre a paternidade presente e interação entre o Binômio mãe/filho. Para o Ministério da Saúde essa iniciativa parte do princípio que o Homem precisa se cuidar para cuidar da família (Brasil,2010).
Diante da resistência masculina pela busca da saúde e os altos índices de mortalidade por causas evitáveis, o Ministério da Saúde vem apoiando estratégias que viabilizem o acesso destes ao serviço. Em setembro de 2010, durante o I Seminário Internacional de Saúde do Homem das Américas, foi proposta a implantação do Pré-Natal Masculino como complemento a Política Nacional de Saúde do Homem na Atenção Básica à Saúde. O intuito do 



Pré-Natal Masculino é fazer com que os profissionais de saúde aproveitem o momento em que o homem está mais sensível – às vésperas de ser pai – para incentivá-lo não só a acompanhar as consultas durante os nove meses de gestação da parceira, como também a realizarem exames preventivos. 
O primeiro estado a implantar o projeto pioneiro de pré-natal masculino foi São Paulo, na 
cidade de Ribeirão Preto (SP), mas especificamente no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da mesma cidade em 2007. Hoje está presente em diversas cidades do pais e faz parte das ações da Política Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde.
O CMSNP vem abraçando a ideias, e os enfermeiros colocam em prática e atraindo este público alvo. 



Todas as images com autorização dos casais.

Imagem extraída da internet

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 2442-6735 | 2442-6970