CMS NOVO PALMARES

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22713-360 | ☎ Telefone: (21) 2442-6735
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h
Gerente: Renata Carou Costa | CNES 5465877 - ESF: 03 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Bloco da saúde

Bloco da saúde





Nesta quinta e sexta-feira o CMS Novo Palmares colocou seu “Bloco da Saúde” na rua para ação de promoção de saúde e prevenção de agravos como DSTs e gravidezes indesejadas, que têm sua disseminação aumentada nestes dias de festa; Para este momento foi realizada caminhada com distribuição de preservativos, panfletos e leques tudo com muita música, alegria e descontração, nossa população aprovou e participou de forma efetiva, se divertindo e aprendendo junto com a equipe de saúde a importância de se cuidar, para que essa alegria permaneça em seus dias durante todo o ano.







O Dia do Idoso

O Dia do Idoso








É importante ressaltar que o idoso tem um papel importante em todas as sociedades.
Eles são lideres trabalhadores, aposentados detentores de sabedoria, avós, cuida dores e voluntários.

A população precisa se conscientizar sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos; que os idosos se realizem plenamente com seus direitos, consigam envelhecer com segurança, saúde e dignidade; participando na vida econômica, política e social, tendo a oportunidade de se desenvolver ate nos últimos anos de vida.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O mau humor pode ser uma patologia grave e possui tratamento

O mau humor pode ser uma patologia grave e possui tratamento




Ninguém gosta de gente que reclama de tudo, acho defeito em qualquer coisa e que pensa que sempre o pior de todas as situações. O que muita gente não sabe é que mau humor pode ser doença grave. O mau humor patológico é chamado dedistimia e é reconhecido pela medicina desde os anos 80. É uma forma crônica de depressão, com sintomas mais leves. A diferença é que a depressão grave torna a pessoa apática e a distimia faz com que o doente só veja o lado negativo de tudo. Nas mulheres, as chances de distimia dobram por causa da variação hormonal do organismo feminino. Além de ver negatividade nas situações, o distímico não sente prazer e nem alegria. Mesmo diante de um momento de felicidade, ele consegue achar pontos negativos de futuras consequências. A diferença entre o mau humor grave e o resto dos mal-humorados é que os últimos reclamam de um problema, mas param diante da resolução. É importante não confundir o mau humor com traço de personalidade e nem justificar com razões externas.
O mau humor patológico é chamado de distimia.

O transtorno mental atinge cerca de 180 milhões de pessoas no mundo, que, quando não tratadas, tendem a se isolar. A doença é herdada e geralmente manifesta-se na adolescência, desencadeado por um acontecimento marcante. Porém, como essa fase da vida já é, de modo geral, conturbada, existe dificuldade em identificar o distúrbio. Para certificar-se de que o mau humor é mesmo patológico, os sintomas devem persistir por no mínimo dois anos. A distimia pode ser tratada com a ajuda de medicamentos antidepressivos junto com terapia, com base na psicologia cognitiva. As causas do distúrbio estão em um possível desequilíbrio químico que envolve os neurotransmissores em regiões do cérebro que comandam o humor, como o sistema límbico, o hipotálamo e o lobo frontal. Os antidepressivos restabelecem o equilíbrio químico melhorando a percepção que o paciente tem do mundo.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Diclofenaco o Anti inflamatório que pode ser fatal

Diclofenaco o Anti inflamatório que pode ser fatal



O uso indiscriminado de anti-inflamatório não hormonal (AINH) é responsável por um grave problema de saúde pública no Brasil e no EUA
Os graves efeitos colaterais por uso desse medicamento que causa insuficiência renal aguda, hepatite e a sangramento gastrointestinal severo que podem levar à morte. Nos EUA são responsáveis por mais de 100.00 internamentos hospitalares por ano com mortalidade que varia de 5 a 10%.
No Brasil, país campeão da automedicação, infelizmente, as estatísticas não são valorizadas e quando existem não são confiáveis, portanto é difícil uma melhor análise. É comum o seu uso para qualquer sinal de dor desde amigdalite e o seu uso é absolutamente contra indicado por ser ineficaz, sem sentido e o que é pior, principalmente, no caso de Dengue ou pequeno traumatismo.
No caso de dengue e da amigdalite seu uso é absolutamente contra indicado  por ser ineficaz
Sem sentido  e o que é pior, principalmente o caso de dengue podendo levar à morte por insuficiência hepática ou por sangramento gastrointestinal.
Os médicos devem restringir o uso desse medicamento a casos especiais principalmente para crianças e adultos a partir dos 50 anos, pois nesses pacientes os efeitos colaterais são mais graves.

Efeitos colaterais

As seguintes estimativas de frequência foram aplicadas: frequente > 10%, ocasional > 1% - 10%, rara > 0,001% - 1%, casos isolados < 0,001%. • Trato gastrointestinal Ocasional: epigastralgia, distúrbios gastrointestinais tais como náusea, vômito, diarreia, cólicas abdominais, dispepsia, flatulência, anorexia, irritação local. Raros: sangramento gastrointestinal (hematêmese, melena, diarreia sanguinolenta), úlcera gástrica ou intestinal com ou sem sangramento ou perfuração. Casos isolados: estomatite aftosa, glossite, lesões esofágicas, estenose intestinal diafragmática, distúrbios do baixo colo tais como colite hemorrágica não específica e exacerbação de colite ulcerativa ou doença de Crohn; constipação, pancreatite. • Sistema nervoso central Ocasional: cefaleia, tontura ou vertigem. Casos raros: sonolência. Casos isolados: distúrbios da sensibilidade, incluindo parestesia, distúrbios da memória, insônia, irritabilidade, convulsões, depressão, ansiedade, pesadelos, tremores, reações psicóticas, meningite asséptica. • Órgãos Sensoriais Casos isolados: distúrbios da visão (visão borrada, diplopia), deficiência auditiva, tinitus, distúrbios do paladar. • Pele Ocasionalmente: rash ou erupções cutâneas. Casos raros: urticária. Casos isolados: eritroderma (dermatite esfoliativa), perda de cabelo, reação de fotossensibilidade, púrpura, incluindo púrpura alérgica, erupção bolhosa, eczema, eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, síndrome de Lyell (epidermólise tóxica aguda). • Sistema urogenital Raro: edema. Casos isolados: insuficiência renal aguda, distúrbios urinários tais como hematúria, proteinúria, nefrite intersticial, síndrome nefrótica, necrose papilar. • Fígado Ocasionalmente: elevação dos níveis séricos das enzimas aminotransferases. Casos raros: hepatite, com ou sem icterícia. Casos isolados: hepatite fulminante. • Sangue Casos isolados: trombocitopenia, leucopenia, anemia (hemolítica e aplástica), agranulocitose. • Hipersensibilidade Casos raros: reações de hipersensibilidade tais como asma, reações sistêmicas anafiláticas/anafilactóides, incluindo hipotensão. Casos isolados: vasculite, pneumonite. Sistema.
gastroajuda@hotmail.com


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Grupo de mulheres, para conscientizar e orientar o autoexame das mamas

Grupo de mulheres, para conscientizar e orientar o autoexame das mamas





No dia 04 de fevereiro de 2014 no  CMS Novo Palmares Foi realizado no turno da tarde um grupo de mulheres, para conscientizar e orientar o autoexame das mamas e o Papanicolau.
sentados em uma roda os participantes discutiram sobre o modo certo de se fazer o autoexame e a sua importância.













Infográfico

5 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
3,289,992 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
11.194 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 2442-6735 | 2442-6970