A ação ocorrerá no período de 18 a 24 de agosto e pretende alcançar 14,1 milhões de crianças com até 5 anos. O dia de maior mobilização, ocorre neste sábado em 34 mil postos fixos, além de outros móveis, em escolas e parques , e terá o envolvimento de mais de 350 mil profissionais da saúde e 42 mil veículos.
A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite passam a fazer parte do Calendário Básico. Também será ofertado o suplemento de vitamina A às crianças menores de cinco anos - moradoras das regiões Norte, Nordeste e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. A medida integra o Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio desde ano e que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância, segundo o ministro José Padilha.
“A partir de agora, no primeiro semestre, haverá a campanha de vacinação com as gotinhas para combater a poliomielite. No segundo semestre, teremos a campanha de atualização da caderneta infantil”, explicou o ministro. Ele destacou também a distribuição da vitamina A durante a campanha.
“Vamos aproveitar este momento de mobilização para expandir a oferta da vitamina A, já que o público é o mesmo, ou seja, crianças menores de cinco anos”, afirmou. Padilha explicou que serão utilizados as mesmas unidades de saúde e os profissionais para otimizar o atendimento. “Queremos evitar que crianças tenham deficiências com a vitamina A, que são a causa de doenças, como diarréia, pneumonias e infecções pulmonares”, acrescentou.
0 comentários:
Postar um comentário