domingo, 26 de abril de 2015
quarta-feira, 22 de abril de 2015
PRÉ-NATAL MASCULINO
PRÉ-NATAL MASCULINO
O Pré-Natal Masculino é uma proposta do MS elaborada para aproximar o Homem ao Serviço Básico de Saúde, e aproveitar a oportunidade da consulta de pré-natal da Gestante e o profissional realizar um atendimento ao homem estimulando as questões do autocuidado, solicitar exames sorológicos para hepatite B C, VDRL, HIV além de outros exames para detecção de doenças crônicas não transmissíveis como Hipertensão Arterial e Diabetes e, orientar sobre a paternidade presente e interação entre o Binômio mãe/filho. Para o Ministério da Saúde essa iniciativa parte do princípio que o Homem precisa se cuidar para cuidar da família (Brasil,2010).
Diante da resistência masculina pela busca da saúde e os altos índices de mortalidade
por causas evitáveis, o Ministério da Saúde vem apoiando estratégias que viabilizem o
acesso destes ao serviço. Em setembro de 2010, durante o I Seminário Internacional de
Saúde do Homem das Américas, foi proposta a implantação do Pré-Natal Masculino como
complemento a Política Nacional de Saúde do Homem na Atenção Básica à Saúde. O intuito
do
Pré-Natal Masculino é fazer com que os profissionais de saúde aproveitem o momento em que o homem está mais sensível – às vésperas de ser pai – para incentivá-lo não só a acompanhar as consultas durante os nove meses de gestação da parceira, como também a realizarem exames preventivos.
Pré-Natal Masculino é fazer com que os profissionais de saúde aproveitem o momento em que o homem está mais sensível – às vésperas de ser pai – para incentivá-lo não só a acompanhar as consultas durante os nove meses de gestação da parceira, como também a realizarem exames preventivos.
cidade de Ribeirão Preto (SP), mas especificamente no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da mesma cidade em 2007. Hoje está presente em diversas cidades do pais e faz parte das ações da Política Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde.
O CMSNP vem abraçando a ideias, e os enfermeiros colocam em prática e atraindo este público alvo.
Todas as images com autorização dos casais.
Todas as images com autorização dos casais.
Imagem extraída da internet
NA TARDE DO DIA 20/04/2015 Grupo de PUERICUTURA em Mont'Serrat
20/04/2015 Puericultura na comunidade de Mont'Serrat
A puericultura efetiva-se pelo acompanhamento periódico e sistemático das crianças para avaliação de seu crescimento
e desenvolvimento, vacinação, orientações às
mães sobre a prevenção de acidentes, aleitamento materno,
higiene individual e ambiental e, também, pela identificação
precoce dos agravos, com vista à intervenção efetiva
e apropriada. Para isto, pressupõe a atuação de toda
equipe de atenção à criança, de forma intercalada ou conjunta,
possibilitando a ampliação na oferta
dessa atenção, pela consulta de enfermagem,
consulta médica e grupos educativos. Por isso, uma vez por mês, nos reunimos na comunidade de Mont'Serrat para a realização do grupo de puericultura na igreja, ao qual o local foi doado pelo pastor da mesma. O grupo vem atraindo a confiança das mães que participam ativamente, tiram dúvidas e trazendo novidades.
Nestes encontros realizamos orientações nutricionais e quanto a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses, avaliação antropométrica e etc..
21/04/2015 PARABÉNS PARA CINTIA DANIELA
21/04/2015 é dia de parabenizar a nossa querida ACS
Cíntia Daniel
Que o brilho de tua vida busque no céu a essência da luz da vitória para espalhar em teu caminho otimismo, esperança, compreensão, coragem e que tenha determinação para continuar a vencer. Parabéns e Feliz Aniversário!
16/04/2015 aconteceu no CMSNP o Grupo de Cidadania e Condicionalidades do Programa Bolsa Família
Bolsa Família e Família Carioca
O Grupo de Cidadania e Condicionalidades do Programa Bolsa Família aconteceu no CMSNP com a participação da Assistente social Taís e da nossa querida Acs Stael Muniz. Neste encontro foram tiradas as dúvidas referente ao benefício e a importância da interação das famílias com o Serviço Básico de Saúde.
Em abril de 2015 o CMSNP recebe o Certificado de Reconhecimento de Qualidade- CRCQ
CRCQ
CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO DE QUALIDADE
O CMSNP foi premiado na categoria Adolescentes.
Parabéns aos profissionais que estão sempre dispostos a fazer o melhor para a melhoria da qualidade do atendimento e interação com a comunidade!
terça-feira, 7 de abril de 2015
07/04/2015 DIA MUNDIAL DA SAÚDE
CMSNP NO DIA MUNDIAL DA SAÚDE
De acordo com esse título, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida.
De acordo com a lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
Percebe-se, portanto, que todos os fatores, por mais irrelevantes que possam parecer, afetam a vida de um indivíduo e, consequentemente, a sua saúde. O papel do Estado para garantir o bem-estar da população é fundamental, pois é ele o responsável por garantir a qualidade de vida de cada indivíduo.
No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.
quinta-feira, 2 de abril de 2015
01/04/2015 SHANTALA AQUI FAZ SUCESSO.
A Shantala é uma técnica de massagem que surgiu na Índia. É uma deliciosa maneira de aproximar ainda mais a mãe e seu bebê! O vínculo criado entre o massageado (bebê) e quem o faz (pai, mãe, avós, cuidadores, etc) é de extrema importância para o bebê. Por isso, quem vai aprender a técnica deve agir com grande responsabilidade e muito amor.
A massagem pode ser aplicada em bebês a partir de uma mês de idade, e não antes disso! É isso que se preconiza na índia, pois assim como a moleira do bebê ainda está aberta.
Os benefícios que essa massagem proporciona são diversos, entre eles a sensação de bem estar e calma. Ao receber o 'toque', o bebê sente-se mais seguro e acolhido. Os estímulos que eles recebem através do toque, produzem endomorfinas, hormônios neurológicos que reforçam sensações de amor, calor, amizade... um verdadeiro ato de amor!