CMS NOVO PALMARES

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22713-360 | ☎ Telefone: (21) 2442-6735
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h
Gerente: Renata Carou Costa | CNES 5465877 - ESF: 03 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

NO DIA 12/02/2015 NO PERÍODO VESPERTINO EDUCAÇÃO PERMANENTE COM OS PROFISSIONAIS DA CAP 4,0

NO DIA 12/02/2015 NO PERÍODO VESPERTINO EDUCAÇÃO PERMANENTE COM OS PROFISSIONAIS DA CAP 4,0

 NO DIA  12/02/2015 NO PERÍODO VESPERTINO
EDUCAÇÃO PERMANENTE COM OS
 PROFISSIONAIS DA CAP 4,0


 A oficina apresentada pelos profissionais da CAP  abordava a adaptação do trabalho na ESF e como desenvolver o cuidado através do processo de trabalho.





quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

12/02/2015 CARNAVAL DO CMS NOVO PALMARES

12/02/2015 CARNAVAL DO CMS NOVO PALMARES

12/02/2015  
CARNAVAL DO CMS
 NOVO PALMARES









CARNAVAL COM CONSCIÊNCIA

    Chegamos outra vez ao Carnaval, uma ocasião de muita festa e alegria. Mas este clima de euforia muitas vezes é propício a atitudes extremas que podem causar situações indesejáveis e muitas vezes irreversíveis.
Acima de tudo, é preciso ter noção que no Carnaval, não vale tudo. O respeito e civismo não podem nem devem ser esquecidos nos dias de festa. É preciso ter responsabilidade e a vontade de querer fazer as escolhas certas. Ter a coragem de fazer o que é justo e íntegro, mesmo que todas as outras pessoas estejam fazendo o que é errado.
Que os festejos, os bailes, a alegria, a folia, o convívio e a confraternização possam ocorrer sem incidentes, sem violência e com a noção que o melhor Carnaval deve ser celebrado em um ambiente de paz e harmonia.
Os profissionais do CMSNP entraram na folia e  foram para as ruas promover saúde. Foi uma manhã de muita alegria para todos. 

Um ótimo Carnaval!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

GRUPO DE ADOLESCENTES COM INFORMAÇÕES SOBRE O BULLYNG

GRUPO DE ADOLESCENTES COM INFORMAÇÕES SOBRE O BULLYNG

 ACONTECEU NO DIA 09/02/2015 O GRUPO DE ADOLESCENTES COM
INFORMAÇÕES SOBRE O BULLYNG










Bullying é um ato caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de forma intencional e continuada, de um indivíduo, ou grupo contra outro(s) indivíduo(s), ou grupo(s), sem motivo claro.

         A palavra “Bullying” é de origem inglesa.
No Brasil, a palavra “Bullying” é utilizada principalmente em relação aos atos agressivos entre alunos e/ou grupos de alunos nas escolas. Até pouco tempo, o que hoje reconhecemos como Bullying, era visto como fatos isolados, “briguinhas de criança”, e normalmente família e escola não tomavam atitude nenhuma a respeito.
        Atualmente o Bullying é reconhecido como problema crônico nas escolas, e com consequências sérias, tanto para vítimas, quanto para agressores.
      As formas de agressão entre alunos são as mais diversas, como empurrões, pontapés, insultos, espalhar histórias humilhantes, mentiras para implicar a vítima a situações vexatórias, inventar apelidos que ferem a dignidade, captar e difundir imagens (inclusive pela internet), ameaças (enviar mensagens, por exemplo), e a exclusão.
         Entre os meninos, os ataques mais comuns são as físicas. Ainda que não efetivada a agressão, os agressores costumam ameaçar, meter medo em suas vítimas.
        Já as meninas agressoras costumam espalhar rumores mentirosos, ou ameaçarem e espalharem segredos para causar mal estar.
        As ameaças podem vir acompanhadas de extorsão, chantagem para obter dinheiro.
     Tanto vítimas, quanto agressores podem sofrer consequências psicológicas desta situação de abuso, porém o que normalmente acontece, é que todas as atenções dos responsáveis (pais e professores) se voltem para o agressor, visto como um marginal em potencial, e a vítima é esquecida.
      O Bullying atrapalha inclusive a aprendizagem sendo que normalmente os agressores são as crianças com maior porcentagem de reprovação.
      Os casos de agressão, que acontecem por um período maior devem ser encaminhadas para atendimento psicológico. 
        Neste nosso encontro foi muito prazeroso pois, os participantes juntamente com a equipe técnica encenaram  situações de bullying e violência. 

FONTE: http://www.infoescola.com



sábado, 7 de fevereiro de 2015

MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE E FEBRE CHIKUNGUNYA

MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE E FEBRE CHIKUNGUNYA

 SÁBADO DIA 07/02/2015 É DIA D DE 
MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE E FEBRE CHIKUNGUNYA


No dia 06/01/2015 - André Mourão apresentou para todo o CMSNP um trabalho em Power Point sobre a febre Chikungunya e foi muito aplaudido.





   Causas

A febre chikugunya não é transmitida de pessoa para pessoa. O contágio se dá pelo mosquito que, após um período de sete dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus CHIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.
O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de dois a 12 dias para a febre chikungunya se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.
A transmissão da dengue raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C - por isso ele se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A fêmea coloca os ovos em condições adequadas (lugar quente e úmido) e em 48 horas o embrião se desenvolve. É importante lembrar que os ovos que carregam o embrião do mosquito transmissor da febre chikungunya podem suportar até um ano a seca e serem transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes e esperando um ambiente úmido para se desenvolverem. Essa é uma das razões para a difícil erradicação do mosquito. Para passar da fase do ovo até a fase adulta, o inseto demora dez dias, em média. Os mosquitos acasalam no primeiro ou no segundo dia após se tornarem adultos. Depois, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que possui as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos.
O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar, transmitindo a dengue, nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte. No entanto, mesmo nas horas quentes ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois não dói e nem coça no momento. Por ser um mosquito que voa baixo - até dois metros - é comum ele picar nos joelhos, panturrilhas e pés.
A fêmea do Aedes aegypti voa até mil metros de distância de seus ovos. Com isso, os pesquisadores descobriram que a capacidade do mosquito é maior do que os especialistas acreditavam.

Fatores de risco

A febre chikungunya pode afetar pessoas de todas as idades e ambos os sexos. Entretanto, a apresentação clínica é conhecida por variar de acordo com a idade, sendo os muito jovens (neonatal) e idosos os mais afetados pelas manifestações graves da doença. Além da idade, as comorbidades (doenças subjacentes) também vêm sendo identificadas como fator de risco para pior evolução da doença.

FONTE: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/febre-chikungunya

TEMPORADA 2015 AURICULOTERAPIA NO TABAGISMO

TEMPORADA 2015 AURICULOTERAPIA NO TABAGISMO

TEMPORADA 2015
 AURICULOTERAPIA NO TABAGISMO

Em janeiro iniciou-se os trabalhos de Auriculoterapia no Tabagismo com as Agentes Luciana Portela
e Lúcia Braga. A prátia integrativa acontece todas as quintas feiras após o grupo de tabagismo.


GRUPO DE ADOLESCENTES Exibição do filme "Preciosa, uma história de esperança.

GRUPO DE ADOLESCENTES Exibição do filme "Preciosa, uma história de esperança.

GRUPO DE ADOLESCENTES 13/01/2015

.
 Com o CMSNP e equipe Nasf Recreio

 Exibição do filme "Preciosa, uma história de esperança.


O filme conta a história de Claireece "Preciosa" Jones, uma garota Afro-Americana de dezesseis anos de idade, que tem uma vida repleta de dificuldades. Abusada pela mãe, violentada por seu pai, ela cresce pobre, analfabeta, gorda, sem amor e geralmente passa despercebida por todos. Após muita luta, dor e impotência, Preciosa começa uma jornada que a levará ao mundo de luz, amor e auto-determinação. Após término do filmes abriu-se  discussão para perguntas e respostas entre os ouvintes. 





VISITA DOMICILIAR E ATIVIDADE FÍSICA EM AÇÃO.

VISITA DOMICILIAR E ATIVIDADE FÍSICA EM AÇÃO.

VISITA DOMICILIAR E ATIVIDADE FÍSICA EM AÇÃO

Os Agentes de Saúde do CMSP se divertem com as visitas domiciliares.  Além de fazerem uma boa ação eles acabam praticando atividade física com suas bicicletas e se divertem de montão Parabéns ACS pela dedicação com o trabalho e compromisso com nossa comunidade!

ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA



ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA



No dia 04/02/2015 aconteceu em nossa unidade um grupo de acompanhamento de crescimento e desenvolvimento da criança com a enfermeira Fernanda Magalhães, ondem a mesma expôs videos socioeducativos e informativos sobre a importância do aleitamento exclusivo entre outros.   


PARABÉNS VALÉRIA!!!!

PARABÉNS VALÉRIA!!!!


PARABÉNS VALÉRIA!!!!


Hoje 06/02/2015 o CMSNP comemorou o aniversário da Valéria Barros gerente da unidade com uma festina surpresa organizada pelos funcionários.
Parabéns pelo excelente trabalho!

Infográfico

5 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
3,289,992 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
11.194 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 2442-6735 | 2442-6970