CMS NOVO PALMARES

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22713-360 | ☎ Telefone: (21) 2442-6735
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h
Gerente: Renata Carou Costa | CNES 5465877 - ESF: 03 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O CMSNP NOVO PALMARES FEZ PRESENÇA NO SEMINÁRIO ANUAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA CAP 4.0

O CMSNP NOVO PALMARES FEZ PRESENÇA NO SEMINÁRIO ANUAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA CAP 4.0

                                 O CMSNP NOVO PALMARES 
 FEZ PRESENÇA NO  SEMINÁRIO ANUAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA  DA CAP 4.0 LEVANDO UM TRABALHO CIENTÍFICO COM O TÍTULO
AURICULOTERAPIA NO TABAGISMO






segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

CAMPANHA CONTRA A PÓLIO E SARAMPO DE 08 A 29 DE NOVEMBRO 2014

CAMPANHA CONTRA A PÓLIO E SARAMPO DE 08 A 29 DE NOVEMBRO 2014

CAMPANHA CONTRA A PÓLIO 
E SARAMPO
 DE 08 A 29 DE NOVEMBRO 2014







1 - O que é a  poliomielite?
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda causada por poliovírus pertencentes ao gênero enterovírus e apresentam três sorotipos (1, 2 e 3), podendo causar paralisia flácida (permanente ou transitória) ou óbito. Caracteriza-se por quadro de paralisia flácida, de início súbito sendo que a deficiência motora instala-se subitamente e a evolução desta manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias.

2 - Como é transmitida?
É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças, sem estarem vacinadas, em um mesmo local favorecem a transmissão.

3 - Qual o período de incubação?
 Geralmente é de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias.

Qual a população a ser vacinada?

A meta é vacinar, na campanha, no mínimo 95% das crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade (até 4 anos 11 meses e 29 dias).
Quais são os países ainda com casos de pólio?
 
No cenário global da poliomielite, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre os anos de 2013 e 2014, 10 países registraram casos da doença, e na sua maioria, decorrente de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos ou de países não endêmicos:
a) países endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão;
b) países não endêmicos: Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Siria, Etiopia, Kenia.


O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.
O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.
Sintomas
Além das manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular eritematoso), que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik).
Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.
Diagnóstico
É feito através de exames clínicos e, quando necessário, confirmado por exame de sangue.
Tratamento
Por ser uma doença autolimitada, o tratamento é sintomático, isto é, visa ao alívio dos sintomas. Paciente com sarampo deve fazer repouso, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna e tomar antitérmicos para baixar a febre. Em alguns casos, há necessidade de tratamento para o aumento de imunidade.
Vacina
A vacina anti-sarampo é eficaz em cerca de 97% dos casos. Deve ser aplicada em duas doses a partir do nono mês de vida da criança. Exceção feita às mulheres grávidas e aos indivíduos imunodeprimidos, adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença na infância também devem tomar a vacina.
Recomendações
* Não se descuide do programa de vacinação de seus filhos. A vacina contra o sarampo é a melhor forma de evitar a doença que pode ser grave, especialmente se elas estiverem debilitadas;
* Procure saber a causa da doença de crianças que convivem com seus filhos. O sarampo é uma doença altamente contagiosa e de caráter epidêmico;
* Não deixe de procurar atendimento médico se aparecerem manchas avermelhadas na pele de sua criança, mesmo que ela tenha sido vacinada contra o sarampo;
* Investigue se você teve a doença na infância ou tomou a vacina quando criança. Em caso de dúvida é melhor procurar um centro de vacinação.
 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Aconteceu no dia 14 de novembro de 2014 uma ação coletiva em parceria com a Comlurb

Aconteceu no dia 14 de novembro de 2014 uma ação coletiva em parceria com a Comlurb

14 DE NOVEMBRO 2014

     Aconteceu no dia 14 de novembro de 2014 uma ação coletiva em parceria com a Comlurb, voltada para a prevenção do Diabetes e o  Dia Internacional do Homem que é comemorado no dia 19 de novembro. A ação contou com a participação do Dr. Sérgio Pinna, o Enfermeiro Domingos Brito, a Técnica em Saúde Bucal Roberta  os Agentes de Saúde da Equipe Palmares e Monte Serrat, que sempre estão presentes. Os temas em pauta foram: IM, Diabetes, Hipertensão Arterial, Epilepsia, Crise convulsiva e Câncer de Próstata. 








16 DE OUTUBRO CONFRATERNIZAÇÃO PARA AS CRIANÇAS NO CMSNP.

16 DE OUTUBRO CONFRATERNIZAÇÃO PARA AS CRIANÇAS NO CMSNP.

16 DE OUTUBRO
CONFRATERNIZAÇÃO PARA AS CRIANÇAS NO CMSNP.



     Ser criança é assim... Correr até acabar o fôlego, rolar pelo chão sem medo de se sujar, falar o que vier na cabeça e fazer de qualquer coisa uma brincadeira. Época da vida da qual temos saudades quando envelhecemos.  E é exatamente nesta data dedicada a todos esses pequenos seres, que têm a inocência como principal característica, que devemos não só valorizar a vitalidade infantil, como também procurar resgatar a essência da criança.


O CMSNP sempre preocupando-se com a saúde da população, e promovendo eventos para aproximar a comunidade dos nossos serviço.


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Educação em Saúde - Benefícios do Bolsa Família e CFC

Educação em Saúde - Benefícios do Bolsa Família e CFC

SAÚDE NA ESCOLA






   No dia 13 de Dezembro, foi realizado uma reunião com os pais e educadores, abordando assuntos pertinentes à saúde, como o bolsa família e CFC. 
A educação em saúde pressupõe uma combinação de oportunidades que favoreçam a manutenção da saúde e sua promoção, não entendida somente como transmissão de conteúdos, mas também como a adoção de práticas educativas que busquem a autonomia dos sujeitos na condução de sua vida. Desse modo, educação em saúde nada mais é que o pleno exercício de construção da cidadania.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Campanha Teste, Trate e Viva melhor...

Campanha Teste, Trate e Viva melhor...

O CMS Novo Palmares não poderia ficar de fora desta campanha importante, ocorreu no dia 03 de dezembro de 2014, nesta quarta-feira, no auditório da Comlurb em Vargem Pequena, uma ação onde estiveram presentes, Drº Sérgio Pina, Enfermeiro Domingo Brito, Agente Comunitário de Saúde Cintia de Paula e Agente Comunitário de Saúde Stael, atuantes e profissionais da Equipe Mont Serrat. A ação foi realizada para os funcionários da empresa Comlurb sendo realizada coleta de sangue, palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos.

A Comlurb mais uma vez atuando com a colaboração, abrindo as portas para a saúde. Por conta da dificuldade de se ausentar do trabalho, os funcionários gostaram da ideia e sugeriram mais ações dentro do seu ambiente de trabalho. 

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Outubro Rosa - Sexualidade e Mulher

Outubro Rosa - Sexualidade e Mulher



Na manha deste dia, realizou-se atividade educativa com o tema Sexualidade e Mulher.

O evento foi palestrado no Projeto QUALIVIDA, pela Psicóloga do NASF Cristiane Magalhães. Através de uma grande dinâmica com participação total da população, abordando alguns assuntos relacionados a Mulher, Sexo, Desejo, Prazer, Auto Estima...Entre outros. O encontro teve por objetivo alertar a mulher aos cuidados com a saúde e alerta a cerca de qualidade de vida e familiar.




















terça-feira, 14 de outubro de 2014

CAP 4.0 - Homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde.

CAP 4.0 - Homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde.


 Na tarde deste dia a Coordenação de Área Programática 4.0, homenageou 15 ACSs que tem se destacado por dedicação e assistência em sua Micro Área. 
Dentre os 15 Agentes, o CMS Novo Palmares compreende 6 lindas profissionais, que desempenham seu trabalho com afinco e muita responsabilidade. O mérito é de toda uma Equipe comprometida, que honram a Unidade com sua cumplicidade e comprometimento.




Infográfico

5 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
3,289,992 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
11.194 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 2442-6735 | 2442-6970