CMS NOVO PALMARES

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22713-360 | ☎ Telefone: (21) 2442-6735
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h
Gerente: Renata Carou Costa | CNES 5465877 - ESF: 03 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 28 de junho de 2012

SAÙDE PRESENTE

SAÙDE PRESENTE


É possível sim viver os desafios do dia a dia de nossas rotinas, muitas vezes cansativas e estressantes e extrair momentos de felicidade mútua, quando fazemos com o outro o que gostaríamos que fizessem conosco esses momentos brotam e se traduzem em produção de saúde tanto para os envolvidos quanto para os espectadores.
Drª Patrícia Elia com seu paciente Pedro Celestino estavam em um desses momentos, o Saúde da Família nos proporciona essas oportunidades, a convivência diária e o vínculo nos aproxima possibilitando a contrução de relações de confiança que se traduzem em nada mais, nada a menos do que "Saúde Presente".

terça-feira, 26 de junho de 2012

Dia Internacional do Combate as Drogas! ESSA É UMA VIAGEM SEM VOLTA.

Dia Internacional do Combate as Drogas! ESSA É UMA VIAGEM SEM VOLTA.

A magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país. Além disso, este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.
Os motivos que podem levar uma pessoa a se entregar ao vício de drogas são vários e vão desde a necessidade de aceitação por um grupo até um problema de cunho familiar ou emocional. Da mesma forma são inúmeras as pessoas que se aproveitam disso para traficar e obter lucros com as fraquezas alheias.
Mas como resolver essa situação? O tráfico cresce porque cresce o número de usuários de drogas.
Este número aumenta porque aumenta o tráfico de drogas.
Isso significa que não adianta combater às drogas simplesmente como um "problema de polícia".

Não adianta lutar contra o tráfico, enquanto crime, e esquecer-se de lutar contra as causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência química. O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psicossocial, econômico e até mesmo espiritual.

"MUITAS ATITUDES ENVOLVEM AS ESCOLHAS QUE FAREMOS PARA NOSSA VIDA, CABE A CADA UM DE NÓS MELHORARMOS O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS”.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

DIA NACIONAL DO CONTROLE DE ASMA

DIA NACIONAL DO CONTROLE DE ASMA

Nesta quinta-feira, 21 de Junho, é celebrado o Dia Nacional da Asma, doença que alcança mais de 22 milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Apesar de ser controlável por tratamento, que é oferecido gratuitamente na rede pública, a doença ainda mata cerca de 2,5 mil pessoas por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.
A asma é uma inflamação pulmonar crônica, multifatorial, transmitida geneticamente, caracterizada por episódios recorrentes de falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito. 
Para prevenir os ataques, a pessoa deve ter cuidado com ambiente onde mora. O local deve ser iluminado, arejado e com a menor quantidade de objetos possível, para impedir a retenção de poeira. A Secretaria de Saúde do DF realizará a partir de 22 de Junho, até 29 de junho, a 8ª Semana de Combate à Asma. No evento, serão realizadas palestras educativas para o público em geral sobre a doença.

sábado, 16 de junho de 2012

Campanha da Pólio

Campanha da Pólio




       Hoje aconteceu na unidade a Campanha Nacional de vacinação contra Poliomelite para crianças menores de cinco anos e atualização das vacinas.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Visita da PMAQ na unidade.

Visita da PMAQ na unidade.





        A  unidade Novo Palmares foi uma das selecionadas para participar do processo avaliativo do PMAQ na manhã do dia  15 de junho que traz como proposta um momento avaliativo dos serviços que prestamos a nossa clientela, assim como a sua opinião.
      Este trabalho  tem o objetivo de aprimorar a qualidade do acesso de nossos usuários ao Sistema de saúde, proporcinando um serviço que garanta maior integralidade e resolutividade em suas ações.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Práticas Integrativas

Práticas Integrativas




      No dia 12 de junho foi realizado atividades integrativas na cozinha da Igreja Meto dista Ortodoxa em Palmares para ensinar a preparação do xarope caseiro com ervas retiradas na nossa unidade.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Grupo de puericultura da equipe Palmares

Grupo de puericultura da equipe Palmares



     
         No dia 06 de junho foi realizado o grupo de puericultura onde foram abordados assuntos como a importância do teste do pezinho, planejamento familiar e sexualidade.

Dia Mundial do Teste do Pezinho

Dia Mundial do Teste do Pezinho



Dia 6 de Junho comemora-se o Dia Mundial do Teste do Pezinho ou Triagem Neonatal. 
É a primeira vez que a data é celebrada no Brasil. O exame é oferecido gratuitamente pelo Sistema único de Saúde (SUS) e pode ser realizado em qualquer unidade de saúde.
O teste do pezinho tem como objetivo diagnosticar precocemente duas doenças congênitas, o Hipotireoidismo Congênito e a Fenilcetonúria. Ambas são doenças que já estão presentes na criança a partir do nascimento, no entanto, a criança pode nascer com o aspecto normal.

O diagnóstico destas doenças, realizado através de testes de laboratórios, deve ser feito antes que os sintomas se manifestem no recém-nascido. Por isso, os pais devem ficar atentos para o período adequado para a realização do teste que deve ser feito nas crianças de 2 dias até 3 meses de vida.
















Assistência Farmacêutica – Melhorar aderência ao tratamento

Assistência Farmacêutica – Melhorar aderência ao tratamento


A farmacêutica Cássia Coelho e a auxiliar de farmácia Renata Baraúna foram solicitadas pela ACS Cintia Daniela, do Território Mont Serrat, para a realização de uma visita domiciliar, onde relatou a dificuldade de uma usuária (idosa e mora sozinha) de tomar os medicamentos nos horários prescritos, além de confundir a medicação.
A Farmacêutica analisou a prescrição e sugeriu a confecção de uma caixa, a ACS e a  Auxiliar de farmácia deram sugestões, onde chegou-se a um consenso. A caixa foi dividida em quatro partes:
·         Etiqueta com sol, garfo e lua: medicamento de 8 em 8 horas;
·         Etiqueta com sol e lua: medicamento de 12 em 12 horas;
·         Etiqueta com sol: medicamento de 24 em 24 horas pela manhã;
·         Etiqueta com lua: medicamento de 24 em 24 horas pela noite.
Apresentamos, explicamos, pedimos para ela organizar os medicamentos na caixa e guardamos em um lugar de boa visualização. A usuária gostou e demonstrou confiança para melhorar à adesão ao tratamento.

Retornaremos em breve para confirmar a eficácia da ação. 







ATENDIMENTO HUMANIZADO NA FARMÁCIA

ATENDIMENTO HUMANIZADO NA FARMÁCIA

A farmacêutica Cássia Coelho foca nos objetivos principais da Assistência Farmacêutica, e entende que o atendimento humanizado na farmácia é muito importante. Assim, sob sua constante supervisão, capacita a auxiliar de farmácia, Renata Barauna, para realizar uma dispensação orientada que busca melhorar a adesão do paciente ao tratamento, promovendo o uso racional do medicamento. Sinaliza para a farmacêutica, o usuário que necessita de uma maior atenção e o encaminha para uma consulta individualizada. A Farmácia é um elo importante na relação paciente-médico-medicamento.



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Acolhimento

Acolhimento



      No dia 05 de junho foi realizado acolhimento do recém nato Aquiles Júlio da Silva Correa filho do Gustavo nosso antigo ACS.

SALVEM AS NOSSAS CRIANÇAS! ESSE É UM DEVER DE TODOS.

SALVEM AS NOSSAS CRIANÇAS! ESSE É UM DEVER DE TODOS.


Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão ou Internacional contra a Agressão Infantil, melhor ainda, Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes da Violência e Agressão como é denominado pela ONU, que o criou em 1982, não como data para comemorar, mas para refletir a respeito.
Mas é preciso estar atento para o significado dessa agressão e consciente de que não se refere somente à agressão física, naturalmente que esta é a mais dolorosa do ponto de vista biológico, mas será ela a mais absurda?
Existem diversos níveis de agressão: a corporal, a psicológica, a social, a econômica...

VIOLÊNCIA CORPORAL
Segundo o Ministério da Saúde, a violência é a segunda principal causa de mortalidade global em nosso país e só fica atrás das mortes por doenças do aparelho circulatório. Os jovens são os mais atingidos. Além deles, a violência atinge ainda, em grau muito elevado, as crianças e as mulheres.

VIOLÊNCIA ECONÔMICO-SOCIAL
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Trabalho Infantil (PNAD/2001), realizada pelo IBGE, o trabalho infantil é exercido por cerca de 2,2 milhões de crianças brasileiras, entre 5 e 14 anos de idade.
Nas grandes cidades, muitas crianças são ambulantes, lavadoras e guardadoras de carros, engraxates etc., vivem de gorjetas, sem remuneração ou com, no máximo, um salário mínimo.
Esta situação as afasta da sala de aula e também das brincadeiras, jogos lúdicos fundamentais para um desenvolvimento psicológico saudável rumo à vida adulta.
Consequência da pobreza, uma vez que essas crianças necessitam trabalhar para ajudar no sustento familiar, o trabalho infantil é proibido pela Constituição Brasileira de 1988 e seu combate é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) uma das prioridades dos países em desenvolvimento.



 



sexta-feira, 1 de junho de 2012

Retorno das Férias da Auxiliar de Farmácia e Reorganização do Setor de Farmácia

Retorno das Férias da Auxiliar de Farmácia e Reorganização do Setor de Farmácia



No dia 01/06/2012 (sexta-feira), Renata Barauna - auxiliar de farmácia retornou a rotina de trabalho, após um merecido período de descanso. Juntamente com a Farmacêutica – Cássia Coelho – reorganizaram a dispensação e atualizaram o gerenciamento do estoque da farmácia. O momento foi oportuno para planejarem novas estratégias e redefinir os fluxos de trabalho. Conversaram e traçaram os objetivos que querem alcançar até o fim desse ano, agora vão detalhar como atingi-los.








Infográfico

5 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
3,289,992 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
11.194 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 2442-6735 | 2442-6970