CMS NOVO PALMARES

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22713-360 | ☎ Telefone: (21) 2442-6735
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h
Gerente: Renata Carou Costa | CNES 5465877 - ESF: 03 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Lutas e artes marciais são uma opção de exercício intensa e divertida

Lutas e artes marciais são uma opção de exercício intensa e divertida


Conheça os benefícios de modalidades como boxe, muay thai e jiu-jitsu.
Médico do esporte e lutadores destacam os benefícios dessas atividades.

Poucas atividades físicas são tão completas quanto as lutas. Além de melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação, esse exercício relaxa, aumenta os reflexos e ainda é capaz de transmitir ao praticante conceitos de hierarquia, concentração e disciplina.
Uma hora de lutas como muay thai, jiu-jitsu e MMA (Mixed Martial Arts, em inglês) é capaz de queimar até 700 kcal. Mas é preciso ter alguns cuidados antes de começar: faça uma avaliação física, cardiovascular, aprenda as técnicas corretas e proteja as articulações dos punhos com luvas. Se for muito iniciante, use vaselina para escorregar mais o soco e não ter tanto impacto.
Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, as lutas podem ajudar a emagrecer, ganhar massa muscular, diversão e qualidade de vida.
O muay thai, que surgiu na Tailândia, por exemplo, envolve saltos, chutes, socos e mudanças de direção. Já o jiu-jitsu e o judô trabalham mais a força, o contato com o solo, com o adversário, e ensina a erguer o outro, levantá-lo e arremessá-lo contra o chão.

Para quem não é mais sedentário, mas tem braços fracos, o boxe é a melhor alternativa. Ele não só ajuda a melhorar a musculatura dos membros superiores, mas também fortalece o tronco.
O kung-fu, por sua vez, melhora os reflexos: exige atacar, esquivar-se e defender-se, trabalha o tempo de reação e ataque desde o começo da prática.
A prática de lutas libera dois neurotransmissores diferentes no cérebro: a endorfina e a serotonina, que promovem uma sensação de prazer e bem-estar.
E a preparação para uma luta é tão importante quanto ela. Pular corda, fazer flexões, abdominais, alongamento, circuitos com obstáculos, corrida e treinos de reflexo e flexibilidade acabam sendo, na prática, muito mais valiosos para o praticante do que a parte que envolve contato físico.
Contra-indicações
Não devem praticar lutas:
- Pessoas com problemas nas articulações
- Quem não pode fazer atividade física intensa

O que comer 
ANTES DA LUTA: de uma a duas horas antes, fazer uma refeição rica em carboidrato para dar energia (almoço ou jantar)
DURANTE A LUTA: principalmente para treinos de uma hora pelo menos, tomar um isotônico ou suco de laranja/frutas no intervalo
DEPOIS DA LUTA: alimento rico em carboidrato e proteína (sanduíche de peito de peru, queijo branco, pão de forma e um requeijão light)

Manutenção de equipamentos
TALCO: Uma boa dica é ter talco sempre à mão. Ele ajuda a manter as luvas, protetores de rosto e outros equipamentos de luta sempre secos e higienizados. O talco deve ser passado depois do suor secar naturalmente dos equipamentos, ele vai sugar a água restante dos tecidos e deixar o equipamento mais seco e com um bom cheiro. Não deve ser usado quando o equipamento ainda está molhado.
COURO: Outra coisa importante é fazer com que o equipamento seque no lugar certo. Tudo que leva couro, por exemplo, não deve ser exposto ao sol. É importante deixar num ambiente arejado, mas que não seja úmido, no quarto por exemplo.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Saúde na Escola

Saúde na Escola


Na manhã desta quarta dia 28 de Novembro, foi realizado na Escola Municipal Olegário Domingues, entrega de Kits de higiene oral e encontro com direção para pré agendamento do planejamento 2013.
A atividade foi exitosa, com equipe da escola altamente receptiva, estabelecendo a parceria entre a escola e a equipe de saúde bucal do CMS Novo Palmares.




Principais colaboradores e participantes:
Dr. Felipe Lauria ( Cirurgião Dentista)
 Roberta Coelho(ASB)
Sergio da Silva de Carvalho (ACS)
Helenice Muniz (ACS)
Andreia Freixo (ACS)
Viviane Mesquita (ACS)
Jocilene Ribeiro (ACS)


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra


História do Dia da Consciência Negra, cultura afro-brasileira, importância da data, quem foi Zumbi dos Palmares, 20 de novembro
Zumbi dos Palmares: um herói brasileiro

História do Dia Nacional da Consciência Negra

 Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois  neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Importância da Data
Esta data serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Práticas Integrativas - Operação Xampu para Pediculose

Práticas Integrativas - Operação Xampu para Pediculose


Seu filho acabou de chegar da escola e não para de coçar a cabeça? Fique atenta para os sinais e verifique se é piolho. Normalmente, o contato feito em escolas e creches com outras crianças ajuda na proliferação desse inseto tão destemido pelas mães.
Anualmente, eles atingem cerca de 37% das crianças em idade escolar, mesmo eles não voando e nem saltando, eles se propagam muito rápido por meio do contato direto entre cabeças, partilha de pentes, chapéus, peluches, estofos ou almofadas infestadas.
Nesta terça o CMS Novo Palmares recebeu uma Téc. Agrícola para receitar um poderosa solução para exterminar esses parasitas.

Segue uma dica sensacional !

Xampu naturalNas farmácias homeopáticas naturais há fórmulas prontas que usam algumas dessas ervas em sua composição. Com a vantagem de serem naturais, podem ser aplicadas em crianças pequenas e não causam as irritações que os xampus químicos costumam provocar. Se quiser fazer sua própria receita caseira, abaixo segue uma retirada do programa de prevenção à pediculose, promovido pela prefeitura do Rio de Janeiro, nas escolas públicas.

Receita de xampu caseiro:
1 maço de arruda
15 folhas de boldo
1 punhado de folhas de melão-de-são-caetano
1 sabonete ou meia barra de sabão de coco ralado
1 litro de água fervente

Juntar todos os ingredientes, amassando bem as folhas, para que saia seu sumo. Depois de frio, coar num pano e guardar num frasco fechado. Lavar os cabelos com ele e deixar por uma hora agindo, fechado numa touca. Enxaguar em água corrente.



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"FIQUE SABENDO" . Prevenção é Saúde!

"FIQUE SABENDO" . Prevenção é Saúde!


Com o intuito de incentivar a realização de testes de HIV e combater precocemente o vírus, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro promove a campanha “Fique Sabendo”, que começa  dia 10 de novembro.
Todos que passarem pelo exame receberão aconselhamento antes e depois da testagem.
Quem tiver o vírus detectado em exame receberá orientação e encaminhamento imediato para acompanhamento médico adequado à doença.
Neste dia não será oferecido apenas testagem, o CMS Novo Palmares disponibilizou uma equipe para realização de exame preventivo,  além da facilidade de realizar o exame, ele é  fundamental, pois é através dele que se detectam algumas infecções vaginais que a mulher venha a ter e principalmente para diagnosticar o câncer de colo de útero e prevenir HPV.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Visita Domiciliar em Odontologia

Visita Domiciliar em Odontologia


 Dr. Felipe Lauria (Cirurgião Dentista); ASB Roberta Coelho e ACS Sérgio em visita domiciliar a um paciente com sequelas de AVE realizando terapia periodontal básica com utilização de aparelho de ultrassom portátil e sendo acompanhados pelos alunos de odontologia da UNIGRANRIO.



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Encontro de Saúde Mental.

Encontro de Saúde Mental.



Nesta Quarta dia 07, a unidade de saúde Novo Palmares recebeu para a reunião de Saúde Mental profissionais de outras CMSs para avaliação de casos sinalizados pela equipe de cada estratégia, a fim de que fossem desenvolvidos mecanismos de solução para cada paciente respeitando suas particularidades e circunstâncias  identificadas. 








Infográfico

5 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
3,289,992 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
11.194 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 2442-6735 | 2442-6970