CMS NOVO PALMARES

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22713-360 | ☎ Telefone: (21) 2442-6735
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h
Gerente: Renata Carou Costa | CNES 5465877 - ESF: 03 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Saúde do Homem - Homem também se cuida!

Saúde do Homem - Homem também se cuida!



Uma observação sobre o atendimento à saúde masculina.
Desde quando comecei a trabalhar na saúde da família notei uma diferença gritante entre o atendimento dado à mulher e ao homem.
Naturalmente há muito mais atenção à mulher do que ao homem.
Notamos que em um dia normal de trabalho comparece ao Posto muito mais mulheres e crianças do que homens.  Em atividade há vários programas com melhor adesão das mulheres do que dos homens.
Temos a vacinação das crianças que são levadas pelas mães; Programa de Planejamento familiar; Pré-natal; Puericultura; Programa de diabetes e hipertensão; Vários grupos também com participação maciça das mulheres. Parece que seja uma questão cultural onde apresenta o homem com o ser forte, destemido, viril e preocupado com a família. Se ele se sente e também é visto como um ser forte, ele se vê indestrutível. Com isso não precisa ir ao médico já que “não está sentindo nada”.
O atendimento ao homem também é simplificado nas unidades de saúde. O atendimento é medicamentoso. Não é visto na sua integralidade. O homem não é só corpo. Ele tem alma, medo, expectativas, preocupações. Isto não é visto e nem explorado durante uma consulta médica. Se ele está com a pressão arterial ou a glicemia elevada, aumenta-se a medicação. Por outro lado o homem não demonstra suas emoções. Culturalmente seria uma fraqueza. A equipe de saúde não leva em consideração seu estado emocional.
A mulher é mais bem acolhida. A mulher se preocupa mais com sua saúde e com a saúde de sua prole.
No caso das enfermidades de cunho sexual a mulher é vista integralmente e tratada no Posto. Elas falam com mais liberdade sobre sua sexualidade. Para os homens isto ainda é um tabu. Na consulta normal, onde a queixa no campo da sexualidade é abordada ainda é com parcimônia, em voz baixa, olhar desviado.
Outra desculpa para o não comparecimento ao Posto é a “falta de Tempo”.
Não vemos, com frequência, os homens comparecerem ao Posto para pegar preservativos. Isto é feito sem cerimônia por suas companheiras e temos por pressuposto que eles não têm dúvidas quanto o uso tanto dos preservativos masculino e ou feminino.
Para as mulheres temos muitas atividades, para os homens, poucas ou nenhuma.
Sabemos que a maioria das doenças crônicas são silenciosas. Por isto estamos tomando como estratégia a mobilização das esposas e companheiras para a importância de trazerem seus companheiros ao Posto para um exame de rotina, mostrando os riscos que circundam seus amados.



Ministério da saúde lança campanha de vacinação e apresenta duas novas vacinas

Ministério da saúde lança campanha de vacinação e apresenta duas novas vacinas


 A ação ocorrerá no período de 18 a 24 de agosto e pretende alcançar 14,1 milhões de crianças com até 5 anos. O dia de maior mobilização, ocorre neste sábado em 34 mil postos fixos, além de outros móveis, em escolas e parques , e terá o envolvimento de mais de 350 mil profissionais da saúde e 42 mil veículos.

A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite passam a fazer parte do Calendário Básico. Também será ofertado o suplemento de vitamina A às crianças menores de cinco anos - moradoras das regiões Norte, Nordeste e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. A medida integra o Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio desde ano e que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância, segundo o ministro José Padilha.

“A partir de agora, no primeiro semestre, haverá a campanha de vacinação com as gotinhas para combater a poliomielite. No segundo semestre, teremos a campanha de atualização da caderneta infantil”, explicou o ministro. Ele destacou também a distribuição da vitamina A durante a campanha.

“Vamos aproveitar este momento de mobilização para expandir a oferta da vitamina A, já que o público é o mesmo, ou seja, crianças menores de cinco anos”, afirmou. Padilha explicou que serão utilizados as mesmas unidades de saúde e os profissionais para otimizar o atendimento. “Queremos evitar que crianças tenham deficiências com a vitamina A, que são a causa de doenças, como diarréia, pneumonias e infecções pulmonares”, acrescentou.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Grupo de Gestantes - Atividade educativa sobre a importância da amamentação.

Grupo de Gestantes - Atividade educativa sobre a importância da amamentação.

Nesta Segunda 13 de Agosto, a equipe Mont Serrat realizou uma atividade com o objetivo de orientar as gestantes sobre a importância do aleitamento materno exclusivo; sobre mudanças hormonais e no corpo, posições e pega , doença ocasionada, devido a má pega; a diferença do leite materno e o leite de vaca; anticoncepcionais específicos do aleitamento materno ; a importância do ambiente confortável no momento da amamentação.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

EMERGÊNCIA OU URGÊNCIA

EMERGÊNCIA OU URGÊNCIA

Mas como diferencia-los? Parecem ter o mesmo significado, não é mesmo?
Saiba oque discrimina algo EMERGENTE de URGENTE.

EMERGÊNCIA é quando há uma situação crítica ou algo iminente com ocorrência de perigo incidente; imprevisto. No âmbito ad medicina, é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato, por isso, em algumas ambulâncias ainda há "emergência" escrita ao contrario e não "urgência”.

URGÊNCIA é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora corre-se o risco até mesmo de morte. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de emergência, que necessitam de uma intervenção urgente, ou seja, que não podem prolongar.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

AÇÃO NA ÁREA - PREVENÇÃO E SAÚDE

AÇÃO NA ÁREA - PREVENÇÃO E SAÚDE


Nesta terça dia 07 de Agosto de 2012, foi realizado na área uma atividade de distribuição de folhetos com ilustrações e informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de preservativos e orientações sobre a importância da higiene local com a finalidade de levar mais conhecimento para a população quanto ao assunto saúde.

 COMO SE PREVINE DST?

USANDO CAMISINHA E MANTENDO A HIGIENE DO LOCAL.
Se você tem algum sintoma de DST, avise a pessoa ou pessoas com quem teve relação sexual. A camisinha é a única forma segura de evitar DST’s.
Mulheres, a maioria das DST’s não apresenta sintomas fortes em vocês, quando no início porque o órgão da mulher “é pra dentro”. Por isso, devemos fazer os exames ginecológicos pelo menos uma vez por ano.
As doenças sexualmente transmitidas (DST’s) são doenças infecciosas que podem ser transmitidas através do contato sexual.
A pessoa não fica com cara de doente, mas pode ter doença sexual.
Gonorreia, sífilis e infecção clamídia podem ser transmitidas de uma portadora grávida ao filho que está sendo gerado, tanto através do útero como através do parto.
A maioria das DST’s tem cura. É preciso buscar o médico que irá diagnosticar o tratamento correto.

Infográfico

5 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
3,289,992 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
11.194 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 2442-6735 | 2442-6970