CMS NOVO PALMARES

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22713-360 | ☎ Telefone: (21) 2442-6735
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h
Gerente: Renata Carou Costa | CNES 5465877 - ESF: 03 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

terça-feira, 29 de maio de 2012

Ervas Frescas: AROMA, SABOR, SAÚDE...

Ervas Frescas: AROMA, SABOR, SAÚDE...


Nesta terça dia 29 de Maio, o CMS NOVO PALMARES realizou uma Oficina de TEMPERO UTILIZANDO ERVAS FRESCAS, ministrada pela Téc. Agrícola Aline e total participação/colaboração da comunidade para extrair ervas da HORTA COMUNITÁRIA e  desenvolver o tempero.
Além do aroma e sabor que conferem à culinária, seu uso é bastante interessante na redução do consumo de sal, açúcar e na capacidade de auxiliar no processo digestivo. Presentes nos cardápios, elas estimulam a produção de enzimas envolvidas na digestão e assim facilitam a absorção dos nutrientes.

As ervas frescas devem ser picadas o mais perto possível da hora de servir e serem acrescentadas à preparação no final do cozimento para assim evitar que seu gosto e seus componentes ativos se percam. Nas preparações que não necessitem de cozimento, devem ser colocadas bem antes da hora de servir, para que possam misturar-se e dar seu sabor aos outros ingredientes. 
As ervas secas costumam ser acrescentadas no começo do processo de cozimento.
























quarta-feira, 23 de maio de 2012

CMS NOVO PALMARES, CERTIFICADA!

CMS NOVO PALMARES, CERTIFICADA!




Foi com imenso orgulho que a unidade de saúde Novo Palmares recebeu nesta quarto dia 23 de Maio a visita da equipe da Área Técnica de Saúde da Criança, que nos condecorou com o título de “UNIDADE AMIGA DO CARIOQUINHA” em reconhecimento ao nosso trabalho na assistência e na promoção da saúde da criança. Parabéns a todos!



A diferença SORRI, provando que na verdade NÃO HÁ DIFERENÇA...

A diferença SORRI, provando que na verdade NÃO HÁ DIFERENÇA...

A síndrome de Down engloba um conjunto de alterações e de anomalias congénitas, a nível anatómico e fisiológico, em consequência de uma alteração cromossômica ocorrida ao nível do cromossoma 21, durante o processo de fecundação, ou, mais frequentemente, da formação dos gâmetas. 
Até algum tempo atrás, junto com o diagnóstico que os pais recebiam dos médicos sobre a Síndrome de Down (SD) de seu bebê, vinha o prognóstico de que ele teria muitas dificuldades para andar, para falar, para escrever. A sentença era clara: “será sempre uma pessoa dependente”.
O que vemos hoje é um panorama totalmente diferente. O diagnóstico é dado de forma real e positiva, com o apoio de grupos de pais que ajuda a lidar com as primeiras angústias, com as primeiras orientações, e que acima de tudo, planta uma semente otimista na expectativa destas novas famílias : a de que seu filho com SD pode ir muito bem, pode ir muito longe, desde que se acredite nele.Muda-se assim toda a base da educação que essa criança receberá : o que vemos daí para a frente é uma pessoa que terá capacidades e habilidades, apesar de ter algumas limitações, o que levará esta família a uma educação para a autonomia, e não para a acomodação.
Some-se a isto um ambiente mais propício, uma sociedade mais informada, uma escola mais inclusiva e aberta e um mercado de trabalho mais receptivo, e teremos uma pessoa com maiores possibilidades e motivações para se desenvolver sempre mais. O que muda é a perspectiva, a visão do desenvolvimento: a pessoa com SD com direitos e deveres de cidadão.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Meningite - Causas, Sintomas e Tratamento!

Meningite - Causas, Sintomas e Tratamento!

meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. Entretanto, a bacteriana – causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos – é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria.
transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio.
E nesta terça dia 22 de Maio o CMS NOVO PALMARES, recebeu a visita da Enfermeira Tasiana Nacise do Setor Epidemiológico da unidade de Saúde Harvey Ribeiro de Souza Filho palestrando a pacientes e profissionais a cerca da doença, contágio e tratamento adequado.


Saúde e educação de mãos dadas!

Saúde e educação de mãos dadas!

Neste sábado a equipe de Saúde do CMS Novo Palmares esteve presente na reunião bimestral de pais da Escola Municipal Olegário Domingues com objetivo de  orientar e esclarecer a população sobre o avanço da unidade e responder sobre questões de saúde em geral.



Você sabia que "o abraço" pode nos ajudar a viver mais tempo, proteger- nos contra doenças, curar depressão e fortificar os laços afetivos? 

Abraço rejuvenesce, ajuda no bom humor e ainda nos alivia do estresse do dia a dia. Um abraço traz nova vida a corpos cansados e fadigados, quem é abraçado se sente mais jovem e revigorado. Ele estimula nossa vontade de viver. 

Já ouvi dizer que nós precisamos de 04 abraços por dia para sobreviver, 08 abraços para nos manter vivos e 12 abraços para prosperar. E o melhor, não há como dar um abraço sem recebê-lo de volta. E hoje quem você abraçou? 

Um abraço das equipes do CMS Novo Palmares. 




Gestante saudável, Família feliz!!

Gestante saudável, Família feliz!!


Nesta tarde, a Enfermeira Fernanda Magalhães e o Cirurgião Dentista Marcus Vinícius Duarte ministraram a palestra para as gestantes. Foram abordados assuntos como a importância da saúde bucal na gestação, falamos um pouco sobre a cegonha carioca, sua funcionalidade e seus benefícios, entre outros assuntos.



segunda-feira, 21 de maio de 2012

É dia de festa e alegria em Novo Palmares.

É dia de festa e alegria em Novo Palmares.

Nesta tarde foi realizado a festa dos aniversariantes do mês, onde felicitamos com muita festa o nosso Drº médico Sergio Pinna e a  nossa querida ACS Helenice Muniz. É com muito carinho que a  unidade Novo Palmares deseja felicidades e muito sucesso. Parabéns!   


Enfermeira Sarah e Dr.º Sérgio


ACS Helenice, Enf ª.Fernanda e Dr.º Sérgio 


Drº Sérgio e a Gerente Valéria Barros 


Enf. ª Sarah, Drº Sérgio e Enf.ª Fernanda



Grupo de Gestantes: A importância da odontologia na gestação!

Grupo de Gestantes: A importância da odontologia na gestação!





Nesta tarde, a Enfermeira Fernanda Magalhães e o Cirurgião Dentista Marcus Vinícius Duarte ministraram a palestra para as gestantes. Foram abordados assuntos como a importância da saúde bucal na gestação, falamos um pouco sobre o cegonha carioca, sua funcionalidade e seus benefícios, entre outros assuntos.





quinta-feira, 17 de maio de 2012

Chá com os Idosos.. Simplesmente Fantástico!

Chá com os Idosos.. Simplesmente Fantástico!





Nesta Quinta dia 17 de Maio , a unidade de saúde  Novo Palmares organizou O CHÁ COM OS IDOSOS...
Um Chá com  atividades integrativas, abordando assuntos como: Ter uma alimentação adequada e balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, a importância da vacinação, ter uma convivência social estimulante e desenvolver atividades prazerosas que diminuam o estresse com o intuito de promover modos de vida favoráveis à saúde e à qualidade de vida contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.








 





















Infográfico

5 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
3,289,992 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
11.194 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 2442-6735 | 2442-6970