CMS NOVO PALMARES

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22713-360 | ☎ Telefone: (21) 2442-6735
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h
Gerente: Renata Carou Costa | CNES 5465877 - ESF: 03 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Fundo Global

Fundo Global

1     O Fundo Global é uma parceria público-privada única, dedicada a captar e desembolsar recursos adicionais para a prevenção e tratamento do HIV/AIDS, tuberculose e malária”; e que  divulga sempre um Boletim. Neste último foi publicado um elogio à iniciativa brasileira na coluna chamada ASPAS:
ASPAS





 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015.
Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país.



  Conferencia RIO +20:

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento  ocorrida no Rio em 1992 e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. 

Destacando a importância dos “DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE” e a intima relação entre Saúde (no seu conceito ampliado, que não se reduz à ausência de doença, sendo compreendida como Bem Estar) e Meio Ambiente – preservação da água, descarte adequado do lixo... - saúde e desenvolvimento, saúde e consumo consciente, saúde e cidadania, entre outras. Neste contexto, a participação de toda a comunidade torna-se fundamental para a melhoria das condições de vida. Lembrando que, desde a Promulgação da Constituição Brasileira de 1988 (conhecida como Constituição cidadã) a saúde é entendida como “Direito de Todos e Dever do Estado” (Artigo 196). Como espaços privilegiados para o debate e participação democrática foram criados diversos Conselhos; nestes Conselhos podem ser discutidas as necessidades/ prioridades ( e potencialidades) da comunidade, formular planos de enfrentamento dos principais problemas, pensar nos melhores indicadores para acompanhar a efetividade das ações, avaliando continuamente a aplicação das ações e fazendo os ajustes necessários. Nestes espaços de Gestão participativa é possível ouvir diferentes opiniões e caminhar para a mediação de conflitos. 


Fatores Determinantes e condicionantes de saúde e doença:




Constituição Cidadã.

 Constituição Cidadã, mais 18 anos depois, com maioridade plena, mas ainda sem a efetivação dos direitos e garantias previstos no seu texto. Publicada no dia 5 de Outubro de 1988, com 245 artigos, a Constituição da República Federativa do Brasil foi batizada como Constituição Cidadã, pelo saudoso constituinte Deputado Ulisses Guimarães, para ressaltar a conquista dos direitos sociais e individuais garantidos no novo “Contrato Social”. Quanto a isto, é inegável, pois avanços ocorreram em todos os campos discutidos na Assembleia Constituinte, tanto nos aspectos da relação de soberania do Estado brasileiro, nos seus fundamentos, objetivos e princípios, quanto nas fundamentais garantias, coletivas e individuais, nestas últimas, num capítulo do tamanho de uma constituição. Também se cuidou com espírito de vanguarda quanto à proteção da família, da criança e do adolescente especificamente, do idoso, do índio, do meio ambiente e da sua complexa preservação, assim como da exploração dos recursos naturais e da biodiversidade, como um patrimônio genético nacional, das Finanças Públicas, da Ordem Econômica e Financeira, da Política Urbana, da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária, dentre outros temas de interesse social, econômico e político. Uma constituição avançada, podemos assim dizer, , mas muito há que se fazer para a completa realização dos seus mandamentos.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->

terça-feira, 24 de abril de 2012

Ação Global para a luta contra a Meningite marca Dia Mundial da doença

Ação Global para a luta contra a Meningite marca Dia Mundial da doença


O Instituto Pedro Arthur, primeira e única organização brasileira que trabalha no combate à meningite, realizará uma mobilização para marcar o Dia Mundial da Meningite, dia 24 de abril, a partir das 10h30, no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Com o nome “De Mãos Dadas Contra a Meningite”, a ação tem como objetivo chamar a atenção da população para o direito de buscar informações e ampliar o conhecimento sobre a doença, sobretudo, sua prevenção. A iniciativa será uma das várias ações que ocorrerão em todo o mundo para marcar a data com o objetivo de reunir as pessoas para “Dar as Mãos” na luta contra a meningite.
O presidente do Instituto Pedro Arthur e pai de Pedro Arthur, Rodrigo Diniz, diz que “O Instituto Pedro Arthur tem o compromisso de erradicar a meningite no Brasil. O Dia Mundial da Meningite é uma oportunidade de conscientizar a população de que a doença pode ser mortal ou causar invalidez permanente em poucas horas. As pessoas precisam conhecer os sinais e sintomas, a importância do tratamento emergencial e o papel preventivo das vacinas. Qualquer pessoa pode ter meningite. Permitir que a sociedade conheça a doença significa salvar vidas”.

A Cegonha não para de trabalhar na comunidade Novo Palmares

A Cegonha não para de trabalhar na comunidade Novo Palmares

Na última semana, a comunidade Novo Palmares ganhou mais três pequenos e lindos moradores. 
Sejam bem vindos! 


Felipe Gabriel Aubok Oliveira 
 Mãe: Thaísa Aubok Zava 
 Data de nasc.: 14.04.2012
 Maternidade Carmela Dutra  
 Peso: 3,100 kg
 Alt.: 49 cm


 Isabella Bastos Nascimento 
 Mãe: Edria de jesus Bastos 
 Data de Nasc.: 14.04.2012 
 Maternidade Leila Diniz 
 Peso: 3,630kg 
 Alt.: 49 cm  

Pedro Henrique Ferreira 
Mãe: Jaqueline Ferreira
Data de nasc.: 12.04.2012
Maternidade Leila Diniz
Peso: 4,165 Kg
alt.: 52 cm 

sábado, 21 de abril de 2012

Hoje vai ter uma festa...

Hoje vai ter uma festa...




Quem completou mais uma primavera no dia de hoje, foi a nossa querida ACS Cintia Daniela, ou melhor, a nossa querida Kika, integrante da equipe Mont Serrat. E é com muito carinho e prazer que a unidade de Novo Palmares deseja muito sucesso e saúde para você. Parabéns!!!  

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Meu dente dói. É hora de ir ao Dentista?

Meu dente dói. É hora de ir ao Dentista?



Na verdade, a hora já passou há muito tempo. Já passou a era que se procurava o dentista curador, aquele que resolvia a dor, retirava o dente e só se voltava quando houvesse outra dor, para mais uma extração.

Entramos no século XXI com uma nova premissa para a Odontologia: prevenção de doenças. Hoje em dia, os dentistas estudam não somente para serem “médicos da dor”, mas para perceberem e evitarem as dores antes mesmo que estas aconteçam. Escovações nos postos de saúde e nas escolas, palestras, enfim, existem diversas ações integradas aos trabalhos dos dentistas que buscam sanar o problema antes da dor. Ainda sim, esbarramos numa barreira de falta de cooperatividade por parte do paciente, e ficamos de mãos atadas. São faltas, abandonos de tratamento, tudo porque a falta de informação (que lhe é amplamente atribuída) faz com que, na ausência de dor, para-se de procurar a cura. Se não incomoda, deixe estar, porque traz menos “dor de cabeça”.

A geração que sentia medo do dentista, via-o como carrasco, torturador, já passou. Agora, a única coisa que o dentista não traz é a dor. A não ser que a dor venha junto com o paciente.

Previna-se. Mate a dor antes que ela te mate.

Lazer e Esporte: Seja saudável se divertindo

Lazer e Esporte: Seja saudável se divertindo



Você já saiu para caminhar hoje?

Não?

Devemos lembrar que esporte acima de tudo é se manter saudável e deve ser praticado por todos, independente de idade, como forma de lazer e também de prazer.

Estimule a prática de atividades físicas, com preferência naquelas que há contato com a natureza. Esse exercício, sendo regular e acompanhado por um profissional de saúde, e a melhor forma de terapia, pois busca o desenvolvimento da resistência e combate a obesidade, o sedentarismo, que são grandes causadores de doenças atualmente.

Estes momentos de lazer nada mais são do que uma forma de utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que você gosta e te fará bem.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil. LER É SAÚDE!

Dia Nacional do Livro Infantil. LER É SAÚDE!

Dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro Infantil, pois é a data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato! Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
Ler um livro de Monteiro Lobato ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Pois o livro proporciona o bem-estar físico e emocional, encontros com outros mundos e vivências manifestas nas palavras de um bom livro.  O hábito de ler ajuda na atividade cerebral: letifica as ondas cerebrais induzindo a um estado de mais relaxamento e estimula a memória; além da influência do conteúdo da leitura.

Driblando a mancha.

Driblando a mancha.

Nesta tarde a profissional Heloísa referência em casos de Hanseníase compareceu a unidade e promoveu uma capacitação a equipe técnica, afim de aprimorar a avaliação física em pacientes com Hanseníase para diagnosticar e identificar precocemente possíveis complicações da doença.






terça-feira, 17 de abril de 2012

Dia Internacional da Hemofilia

Dia Internacional da Hemofilia


A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo: quando cortamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia, não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal.
Existem vários fatores da coagulação no sangue, que agem em uma sequência determinada. No final dessa sequência é formado o coágulo e o sangramento é interrompido. Em uma pessoa com hemofilia, um desses fatores não funciona. Sendo assim, o coagulo não se forma e o sangramento continua.
O tratamento é feito com a reposição intra venal (pela veia) do fator deficiente. 
Mas para que o tratamento seja completo, o paciente deve fazer exames regularmente e jamais utilizar medicamentos que não sejam recomendados pelos médicos
.

Recomendações:

* Os pais devem procurar assistência médica se o filho apresentar sangramentos frequentes e desproporcionais ao tamanho do trauma;
* Manchas roxas que aparecem no bebê, quando bate nas grades do berço, pode ser um sinal de alerta para diagnóstico da hemofilia;
* Os pais precisam ser orientados para saber como lidar com o filho hemofílico e devem estimular a criança a crescer normalmente;
* A prática regular de exercícios que fortaleçam a musculatura é fundamental para os hemofílicos. No entanto, esportes como judô, rúgbi e futebol são desaconselhados;
* Episódios de sangramento devem receber tratamento o mais depressa possível para evitar as sequelas musculares e articulares causadas pela hemorragia.


Extração Dentária: Como Proceder?

Extração Dentária: Como Proceder?

Extrair um dente não é brincadeira. Considerado por muitos um procedimento temível, hoje em dia os dentistas possuem uma gama de recursos para fazer com que o pós-operatório de uma cirurgia de extração de dente seja tranquila.  O objetivo deste post é esclarecer algumas dúvidas e informar aos pacientes quais os cuidados devem ser tomados após a extração de um dente.


§  Tomar somente a medicação prescrita pelo dentista: Esse tópico é muito importante pois muitas pessoas apelam para chás, bochechos com bebidas alcoólicas, aplicar medicamentos caseiros no local da extração do dente, etc. Não faça isso pois o risco de infecções é alto. Normalmente são prescritos antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos (lembrando que depende de cada caso clínico). Na dúvida entre em contato com seu dentista.

§  Evitar esforço físico: Esforço físico pode fazer com que o sangramento no local da extração se acentue. Fique de repouso!

§  Gelo: Aplique próximo ao local da extração do dente conforme indicação do seu dentista.

§  Não tente cuspir ou bochechar com muita força nas primeiras horas após a cirurgia. O coágulo responsável pela cicatrização e os pontos podem romper e ocorrer sangramentos indesejados.

§  Comer alimentos líquidos ou pastosos de preferência gelados no primeiro dia.

§  Não fume: o fumo prejudica a cicatrização e também pode causar sangramentos.

§  Utilize dois travesseiros ao dormir pois é importante ficar com a cabeça em uma posição mais elevada;

§  Higiene oral: normalmente os dentistas prescrevem Gluconato de clorhexidina 0,12% (Periogard, Periotherapy..) que auxiliam muito no pós operatório. A escovação dos dentes continua normalmente com uso de pasta e fio dental.

§  Remoção dos pontos: Normalmente a remoção dos pontos ocorre em 7 dias, portanto programe-se para não faltar nessa consulta. 

Seguindo estas dicas você certamente terá um pós-operatório de extração de dente tranquilo.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Grupo de Gestantes: Aqui o espaço é delas!

Grupo de Gestantes: Aqui o espaço é delas!

Nesta tarde na unidade, foi realizado o grupo de gestante. Foram abordados assuntos como uma alimentação saudável na gestação, mudança corporal, cuidados com a higiene oral, importância do cartão do pré-natal, sinais e sintomas do trabalho de parto e parto, cegonha carioca, aleitamento materno, pós e contra do parto normal e parto cesáreo, vacinação da gestante e do recém nato e a importância do teste do pezinho até o 5º dia de vida. 



Grupo de gestantes: não percam!

Grupo de gestantes: não percam!

Hoje ás 14 horas, estaremos realizando o grupo de gestantes, abordando assuntos como: alimentação saudável, mudanças no corpo, vacinação da criança, a importância do teste do pezinho até o quinto dia de nascido, a importância do aleitamento materno..entre outros.


 Não perca. Participe! 

sábado, 14 de abril de 2012

Dia Internacional do Café: os seus benefícios para a saúde.

Dia Internacional do Café: os seus benefícios para a saúde.


Para muita gente um café quente na parte da manhã é um dos prazeres do dia. Milhões de pessoas tomam café pelas mesmas razões, mas nem imaginam que a bebida também ajuda a aliviar as dores musculares, além de melhorar a memória e ajudar a prevenir o câncer de pele e de fígado.
Além de ter um gosto agradável, ele também dá um ânimo extra para o resto do dia e ajuda a manter a energia e tirar o sono para horas de trabalho, por exemplo. Veja por que o café é considerado uma injeção de ânimo.
 

Ele é quente. Beber líquidos quentes, como café ou chá, especialmente na parte da manhã, é muitas vezes sugerido para aliviar a constipação.
É um líquido. Embora o café seja apontado como líquido de desidratação, receber uma quantidade suficiente dele conta para o seu consumo de líquidos diários.
 A cafeína estimula os músculos responsáveis pela digestão. Os músculos ficam contraídos e fazem com que você queira ir ao banheiro.
Colocando na balança, os impactos positivos do café parecem superar os negativos, no entanto, deve-se consumir no máximo 6 xícaras de bebida por dia, para não haver saturação de cafeína. O Café feito em casa tem de ser ingerido até 15 minutos depois de coado, senão, oxida.

Dia do Técnico em serviço de Saúde

Dia do Técnico em serviço de Saúde

Parabéns aos técnicos em Serviços de Saúde! Profissionais que dominam a arte de cuidar das pessoas. Seja o Técnico em Laboratório, o Radiologista, o técnico em Higiene Dental, o Protético, o Auxiliar de Farmácia, o Técnico em Massoterapia e tantos outros. À todos vocês, o nosso obrigado pelo bom atendimento.

Cabe ressaltar que quando pensamos em "Técnico em Serviço de Saúde" tendemos a pensar nos Enfermeiros. Porém, a Enfermagem é uma profissão de nível superior e esta questão cultural de imaginar o Enfermeiro apenas como um "auxiliar do médico" se reporta aos primórdios da Enfermagem que ao confrontamos com a história da humanidade, as "ladies nurses" e obstetrizes auxiliavam os médicos, como também os boticários.
É importante expor que a enfermagem pode ser definida como a ciência e a arte de cuidar do ser humano, a quem foi atribuído um título profissional que lhe reconhece competência científica, técnica e humana para a prestação de cuidados de enfermagem gerais ao indivíduo, família, grupos e comunidade, aos níveis da prevenção primária, secundária e terciária. Tendo o enfermeiro, diversas especialidades tais como a obstetrícia, geriátrica e reabilitação, além de formar novos enfermeiros e técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. 



EM ESPECIAL, O CMS NOVO PALMARES GOSTARIA DE AGRADECER O COMPROMETIMENTO E A DEDICAÇÃO DE TODOS OS DIAS, DAS TÉCNICAS DE ENFERMAGEM SIMONE  COSTA E LIDIANE OLIVEIRA.  


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Bingo dos idosos: se divertir também é saudável!

Bingo dos idosos: se divertir também é saudável!


Foi realizado nesta tarde na unidade de Novo Palmares o Bingo da 3ª idade, com lanches e brindes,  aproveitando esse momento para fazer uma breve educação em saúde abordando assuntos como Diabetes, Hipertensão, alimentação saudável, entre outros. 



UNIDOS CONTRA A DENGUE!!

UNIDOS CONTRA A DENGUE!!


Foi publicado no jornal O Dia mais duas mortes, possivelmente, provocadas por Dengue em nossa cidade, estando a Secretaria Municipal de Saúde em processo de investigação e confirmação destes casos.
O fato é que nossa população precisa arregaçar as mangas e agir para vencermos a guerra contra esse vírus que é transmitido pelo mosquito.
A Estratégia de Saúde da Família, apoia essa ideia, além da orientação diária dos Agentes Comunitários de Saúde à população, é mobilizada mensalmente uma Caminhada em Combate a Dengue, em parceria com os Agentes de Vigilância em Saúde e comunidade. O objetivo é identificar possíveis focos de proliferação de larvas, destruí-los e esclarecer à população a importância de seu descarte e a prevenção de novos focos.



  NOVO PALMARES veste essa camisa!
 Nesta sexto dia 13 de Abril, profissionais da unidade caminharam com o intuito de multiplicar a informação e intensificar o cuidado na área. 
                        
 É nosso dever monitorar e cuidar da comunidade. 






Água de coco, Beleza e Saúde em um só lugar!

Água de coco, Beleza e Saúde em um só lugar!


A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas produzidas pelo homem. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outro fito nutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como o melhor reidratante oral. 
Por ser rico em nutrientes, é a bebida ideal para quem pratica atividades físicas.
Além disso, com o coco se produzir uma excelente máscara capilar. Aí vai uma dica de hidratação para os cabelos: “Água de coco neles”
Os raios ultravioletas podem atingir a queratina dos fios, comprometendo a aparência saudável dos cabelos. Porém, este fruto tropical pode ajudar a recuperar o brilho e fortalecer os fios!
Para devolver o brilho aos seus cabelos
·         Bata no liquidificador a água de coco com a polpa do fruto verde por 1 minuto. Passe nos cabelos e deixe agir 20 minutos, em seguida lave normalmente.
Para cabelos muito danificados
·         Bata no liquidificador a água do coco com sua polpa (se quiser pode acrescentar um pouco de óleo de coco) e aplicar a máscara nos fios. Deixe agir por 20 minutos, enxágue e faça a última enxaguada com água de coco bem gelada.
O cabelo fica nutrido, hidratado e recupera o aspecto saudável dos fios.

Acolhimento Mãe-bebê Turbinado! Teste do Pézinho Domiciliar

Acolhimento Mãe-bebê Turbinado! Teste do Pézinho Domiciliar

Nossa Equipe de Enfermagem realizou o acolhimento mãe-bebê domiciliar de mais uma família visitada pela cegonha de nossa área de cobertura, aproveitando este momento de extrema importância que deve acontecer nos primeiros dias de vida da criança, foi realizado também o teste do pézinho de Nycolas, que não havia ainda sido levado a Unidade de Saúde para fazê-lo.
Nos grupos de gestantes há preocupação, por parte da equipe que acompanha o Pré-Natal, de enfatizar a importância da realização do teste do pézinho até o quinto dia de vida da criança, assim como dar conhecimento aos futuros papais do que é o exame, das doenças que são detectadas e seu tratamento.



Dia Mundial do Beijo: Saiba porque beijar faz bem a saúde.

Dia Mundial do Beijo: Saiba porque beijar faz bem a saúde.


Beijar, em primeiro lugar, exercita – segundo afirmam os pesquisadores – 30 músculos da face, ativa a circulação sanguínea e ajuda as pessoas a adoecerem menos. Além disso, o beijo queima calorias; se estima que ao redor de 2 ou 3 por minuto.
bem-estar que o beijo traz consigo se deve a que o ato estimula a região do cérebro que libera oxitocina no fluxo sanguíneo. A oxitocina é um hormônio que atua quando estamos apaixonados, no orgasmo, no parto e durante o amamentamento. A substância é um calmante natural e está associada ao afeto, à ternura e ao contato corporal.
Além da oxitocina, há outras substâncias que são ejetadas quando beijamos. Uma delas é a endorfina, o hormônio do bem-estar. Esse opiáceo natural gera uma sensação de prazer e atua como antídoto para a depressão. É por isso que Relate, a principal agência de terapia sexual britânica sugeriu que as pessoas se beijassem mais para combater o desânimo que surge em muitos após as festas de Natal e Ano Novo.
O hormônio que é liberado quando o beijo é verdadeiramente apaixonado chama-se adrenalina e desperta energia física e mental e aumenta o ritmo cardíaco, a tensão arterial e o nível de glicose no sangue. Ademais, um estudo recente afirma que outro benefício do beijo é a secreção de substâncias que atuam como analgésicos e fortalecem o nosso sistema imune.
Então, o que está esperando? Beije muito! Sua saúde agradece.

Infográfico

5 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
3,289,992 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
11.194 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 2442-6735 | 2442-6970